quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quem é Deus?


>Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de produção textual, curso de ciências da religião UERN.
    Talvez a descrição mais aproximada de Deus seja a afirmação de que Ele é indescritível. Tentar definir Deus em palavras é caminhar para o equívoco, posso afirmar que Deus é sagrado, que é Pai, que é mistério, é amor, criador do universo, mas tudo isso seria uma aproximação, uma projeção, uma fantasia do que realmente Ele seja.
     Descrever Deus é tirar sua divindade, é diminuí-lo a algo que pode ser pensado, e a todas as pequenas coisas que podem ser facilmente descritas. Posso descrever uma paisagem, uma imagem, um objeto, posso até mesmo tentar descrever os aspectos físicos e psicológicos de uma pessoa, mesmo diante de todos os mistérios humanos, mas descrever Deus em sua plenitude é impossível. Rubens Alves diz, e concordo, que tentar uma definição de Deus implica em aprisioná-lo em uma gaiola de conceitos e um Deus que pode ser pensado, não pode ser Deus.
     Somente através de uma experiência mística, profunda e pessoal, que Deus pode ser desvendado, como não há palavras suficientes ou que representem com fidelidade os sentimentos não há palavras também que definam tal experiência, portanto não há um código que defina Deus em toda sua Divindade e complexidade.


Mayara Bezerra Jerônimo da Silva

Nenhum comentário: